Nos anos 80 gananciosos, o Air Force 1 e os tênis Air Jordan originais haviam dominado o mundo do basquete. A Nike também cultivou sua imagem como uma marca ousada - tanto que depois que a NBA baniu a Air Jordan original por não cumprir suas diretrizes de cor, a Nike pagou as multas de Michael Adidas ZX Flux Femme Jordan, desde que ele continuasse Adidas Stan Smith Womensusando-as na quadra. Mas a empresa continuou inovando e levando a tecnologia Nike Air a novos patamares.
A Nike tornou-se uma empresa bilionária em 1986, na mesma época em que estava dando os retoques finais em uma atualização maciça de sua linha de sapatos com amortecimento de ar. No ano seguinte, a empresa lançou o tênis de corrida Air Max 1, com uma bolsa de ar muito maior e uma pequena janela na almofada do lado do calcanhar.
Isso envolveu um pouco de reengenharia. O que tinha sido um recipiente fino em forma de pé para a almofada de ar seria redesenhado para se assemelhar a uma espaçonave Klingon esmagada, cujas bordas continham o ar visível. No meio, havia uma bolsa grande com suportes para amortecimento primáAsics Gel Lyte 5 Dames rio. Esse conceito se tornaria Nike Air Force 1 Dam uma marca definidora para a Nike, especialmente em termos de estabelecer a superioridade da empresa em design orientado por tecnologia. O ar não era apenas visível; você poderia picar o pacote de gás e sentir o salto.
Os calçados Air Max colocam a tecnologia em exibição sem oferecer muitas pistas sobre como ela funcionava. (É honestamente apenas uma bolsa de poliuretano cheia de gás inerte.) Essa simplicidade permaneceu fundamental para o design geral. O original Nike Air Max I, projetado pelo agora lendário maestro do Air Max, Tinker Haven Hatfield, estabeleceu uma fórmula que ajudaria a Nike a trazer bilhões de dólares na década após sua introdução.
"O sapato foi Adidas ZX Flux Womens Black projetado para respirar, ser flexível e se encaixar bem, mas o fato de ter a janela de ar na sola e a cor do quadro significava que ele parecia muito diferente de outros sapatos", disse Hatfield ao The Guardian. anos atrás, falando sobre a linha Air Max. "Foi fácil recolori-lo e repeti-lo várias vezes, não foi elaborado demais".
A evolução da programação da Air Max dependia de um conjunto bastante simples de princípios de design para a próxima década. O tênis não era apenas comercializado como extra cheio de ar, mas também bastante original, mas personalizado, já que cada modelo vinha em várias cores diferentes com novos lançamentos. A Nike mudou a forma e a composição da Nike Internationalist Damen tecnologia Air Max ao longo dos anos, vendendo o público sobre a inovação fingida que acompanhava cada geração subseqüente de tênis Air Max.
Dito isso, o princípio de amortecimento pneumático é uma solução única para o conforto e o desempenho, e é difundida na estratégia de marketing da empresa. O tagline "Estranhamente científico" neste comercial de 1994 para Air Max 2.